3.5.06

Jogue no lixo seu conhecimento, o que vale é saber pra quem oferecer o café primeiro

Observação é uma maneira interessante de se aprender um tanto de coisas, mesmo que a frustração flerte bem de perto as vezes conosco, podemos tirar lições valiosas de tudo o que nos cerca.

Aprendi algo valioso: você pode se reciclar, saber aplicar o máximo possível seus conhecimentos e estar mais preparado do que a grande maioria do mercado em que você atua, mas nada disso importa quando existem “interesses maiores” envolvidos.

Quando apertam a sua “bundinha” você não tem muito o que fazer a não ser falar amém. Então você pega tudo aquilo que sabe, todo o conhecimento fundamentado, todas as horas que passou aprendendo como utilizá-lo da forma correta e ignora, porque assim o pediram. Não adianta bater o pé, afinal, a pessoa que solicitou que você ignorasse o seu conhecimento tem poder maior que o seu. Ignore também que as sugestões que você tem não são apenas palpites, mas você colocou-as em prática para oferecer uma solução. Não ligue se não vão ouvir o que você a dizer ou que vão jogar a solução pela janela, afinal, não é por competência que a decisão foi tomada, mas sim por poder.

O “poder” é algo interessante, tanto como substantivo como verbo, pois ele inibe outras ações. É a famosa ciranda de influências que vive a solta por aí – e você deve saber o seu lugar, o de apertador de botões. As instituições exigem pessoas proativas, que tenham algo a adicionar e que briguem para o melhor para o desenvolvimento interno, mas na hora de colocar em prática ganha, na maioria das vezes, aquele que bebeu mais cervejas com alguém superior a você.

Acho que a competência deveria ser aposentada e o número de cervejas colocado acima do conhecimento, afinal, não adianta você encaminhar as coisas para os melhores rumos, pois no final são as pernas trançadas que irão definir para onde se deve seguir.

Esqueçam tudo o que aprenderam na vida e, principalmente, toda a teoria acumulada, pois, na prática, o que importa são os tapinhas nas costas e aqueles sorrisos todos de salas de reunião.

Competência pra que quando você joga futebol, toma cerveja ou dá tapinhas nas costas da pessoa certa?

Vou sair por aí dando tapinhas nas costas, com o meu conhecimento adquirido eu posso ficar sem estudar por décadas e ainda os tapinhas vão conseguir esconder as falhas que vão se abrir em meu conhecimento, afinal, o que vale de fato são os meus olhos azuis, que se foda o que tem atrás deles.

Nota mental: preciso começar a usar terno e gravata, talvez assim eu seja uma pessoa melhor.