2.4.07

Ninguém é o dono da razão, mas é bom assumir a escorragada as vezes, né?

Hoje eu tenho dois assuntos pra tratar: as palavras da nossa querida ministra que eram pra ter repercutido MUITO mais na cabeça das pessoas (acho estranho como algumas coisas realmente sérias são vistas com desdém – na verdade, não acho estranho, porque as pessoas não pensam muito na seriedade das coisas; é o ópio, minha gente, é o ópio!) e a outra é a Lei Municipal nº 14.223 (apelidada de “Cidade Limpa”).

Quanto ao que disse a ministra Matilde Ribeiro, só o caderno Mais da Folha de São Paulo, desse último domingo, dia 1º de abril (e nem foi mentirada!), já dá pano pra manga.

Algumas coisas que eu selecionei da Folha para que vocês sintam o teor da discussão (se você é assinante do jornal ou do UOL, você pode acessar o conteúdo através dos links nos nomes das reportagens e ler por lá mesmo a íntegra das matérias – vale a pena!).
Publicada na matéria de título “O divisor de água turvas”, uma entrevista com o historiador Ronaldo Vainfas, há um resumo dos seus dizeres já no chapéu do texto, que diz:

Para Ronaldo Vainfas, professor titular de história na Universidade Federal Fluminense, as declarações da ministra Matilde Ribeiro incitam ao ódio racial e demonstram uma visão "simplista e insidiosa". Para o autor de "Trópico dos Pecados" (Nova Fronteira), embora seja ministra, a titular da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial fala em nome de "setores radicais do movimento negro, revanchistas e que ideologizam ao extremo".

Para o historiador, a ministra não consegue deixar de ser uma "militante radical do movimento negro". Ele também criticou a vitimização da África pelo Ocidente.

Ainda nessa matéria tem a passagem, que é uma coisa que eu sempre falo, mas quando eu solto essa, as pessoas me olham torto, como se eu estivesse justificando algo com um discurso cego e racista, quase nazista:

Essa história de vitimizar a África, ocultando que a África se envolveu no tráfico, é descabida, mistificadora e historicamente frágil. Havia uma cumplicidade enorme dos reis africanos.

Os europeus não conquistaram a África e capturaram eles mesmos os africanos para levar para as Américas.

Agora, na matéria “Diferenças essenciais”, o antropólogo e fundador do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott, disse:

Acho que sim. No Brasil, as minorias raciais, sexuais e de gênero são tentadas a ver a discriminação apenas do lado do opressor mais poderoso, como se as minorias sempre tivessem razão.

No caso da ministra, embora tenha dito que não concorde com essa posição, acho que as declarações representam quase uma aprovação da intolerância na convivência racial.

Ainda há a condenação das palavras utilizadas pela ministra, feitas pelo presidente da OAB e o pedido de retratação exigido pelo mesmo.

Dessa história, quem saiu ferido foi só a cabeça daqueles que param para pensar em uma nação a partir do agora. Os erros históricos aconteceram com todo mundo. Meus descendentes também sofreram, não foram "roubados" de sua terra natal, mas vieram para cá fugidos de conflitos na Europa com promessas de uma vida melhor - no final, acabaram em um sistema muito parecido com a escravidão, a diferença é que não havia o tronco, mas a senzala e a impossibilidade de sair das terras do oligarca agrícolas eram praticamente um regime de escravidão disfarçado (quem assistiu a mini-série da rede Globo "Amazônia" verá como funciona esse processo, mas no caso, com os nordestinos que foram levados com promessas de riqueza para os seringais do Acre no final do século XVIII) - os japoneses, os italianos, os alemães e um tanto de outros povos foram trazidos aqui e massacrados também, a diferença é o contexto todo, pois não adianta contar uma parte da história ou acabaremos por nos tornar tendenciosos!

Quanto ao programa Cidade Limpa, desse eu vou falar com mais propriedade depois, só afirmo que eu não concordo e não acho que isso vá resolver de fato os problemas da cidade – vai afetar as periferias, não estou falando do pessoal que mora longe, mas dos empregos informais e de uma massa que precisava de qualquer trabalhinho, já que o Estado não dá pra eles educação básica, qualificação profissional e, conseqüentemente, emprego!

Meu argumentos vem depois, com muita calma – porque eu estou sem dormir e muito puto ainda para ser ponderado!