15.12.09

A Princesa e a Torre

Um sussurro, uma estrela,
Um vento pela janela.
A entrada foi mais estranha
Do que as entranhas
Que se dividiram ao meio.

Veio a carícia, meio murcha,
Mas sincera em minha nuca.

Houve o toque, não realizado,
Dos tantos beijos embaçados
Que ficaram em minha memória.

Fizeram-se verdadeiros os votos
De igualdade enquanto mortos:

Somos a mesma pessoa em duas,
Partes dos mesmos momentos
Divididos em ponteiros lentos;
A saudade só nos melhora.

Poe Bellentani

Estática

Os comprimidos desceram rolando pela goela adentro. Algo disparou o gatilho, não foi culpa de nada físico e nem mesmo uma música besta, apenas a cabeça disparou duas ou três paranóias das bem pesadas.

Augusto olhou para o espelho enquanto os comprimidos desciam secos – não havia tempo para a água, a angústia era mais veloz do que a torneira.

Mais dois, sacados como um cowboy de programa de TV antigo. Goela abaixo, corpo adentro.

O alivio não veio como o imaginado. Nada de “alivio imediato para a depressão ou o seu dinheiro de volta”. O relógio continuava batendo os ponteiros, os gatos continuavam trepando nos telhados e a vizinha do 207 continuava trepando com algum de seus muitos amantes no andar de cima – a cama pulava.

No tic-tac dos momentos nada se perdeu. A televisão ligada sem nada passando, nada além de estática, era o abajur perfeito. A fumaça de 20 cigarros desenhava seus padrões pela casa, serpenteando como dançarinhas do ventre em restaurante barato no centro de São Paulo.

Dois segundos separaram o que tinha sentido do que havia para sofrer – e esses sofrimentos não são facilmente explicáveis, eles apenas vem. Se a angústia tivesse forma, ela seria um daqueles abajures “plasma” da década de 70: horríveis, mas todo mundo sempre vai admirar um em sua vida, com aqueles imensos olhos de criança que viu Papai Noel de shopping.

Então, Augusto olhou para suas mãos e sussurrou:

- Bateu...

Seus dedos formigavam primeiro, seus olhos embaçaram e a angústia agora parecia a Madonna. Não a atual, a Madonna gostosa do Erotica. Ela vinha rebolando, sensual, acariciando seus cabelos e fazendo aquele biquinho de super modelo da década de noventa. Ah, Naomi Angústia e Linda Depressão!

O mundo de Augusto girava e os giros tinham compasso distorcido. Deitou no sofá. Lá, descobriu um universo novo. Eram milhares de sensações, de anseios misturados em um novelo de expansões. A vida se resumia àqueles segundos.

Deitou a cabeça sobre os travesseiros de tema de quadrinhos. Abraçou um deles como se fosse os braços de sua mãe. Sorriu.

Exatamente, as duas e trinta e cinco da manhã, descobriu o que era o alívio da dor. Não morreu, mas lá no fundo do seu ser sentiu que faltava algo ao seu lado.

Comprou no dia seguinte um cachorro e nunca mais tomou seus comprimidos.

Poe Bellentani

-
Lembrem-se que contos não são autobiográficos, não em sua totalidade, mas talvez em algumas metáforas. O “eu poético” se esconde entre os dois mundos.

Ao som de Feel Good Hit Of The Summer - Queens Of The Stone Age

14.12.09

Separados no nascimento 2

Interrompendo a programação normal de divagações e spleen garantido (desculpe se você vem aqui atrás disso, mas a minha toca é o lugar mais bagunçado do mundo - mais que a minha área de trabalho em casa, peço desculpas).

Da série "separados no nascimento" para rir muito e achar a coisa "mara" ou, como dizem atualmente, fazer o final de dia "brilhar muito", lá vai:

À esquerda, Robby Rosa, dos menudos (que hoje tá com visual de rapper e gangsta porto riquenho de bigodinho de cobrador). À direita Richarlyson (só o nome é foda e garante boas risadinhas ao menos), jogador do São Paulo com seu novo visual inspirado no Ronaldo Gaúcho (?!?! o.O).

Não preciso dizer MAIS nada.

O Relógico

Os olhos de lágrima se encheram:
Era festa em seis de Fevereiro.
Em dias assim não há mágoa que dure
Enquanto duas mãos o tempo segure
E não se soltem na passagem dos anos.

No banco da praça um sorriso, um canto.

Foi aqui que os ventos comeram
O bonito que era caro no começo
E se enferrujou com os muitos anos:
O que era um belo dueto de piano
Tornou-se um solo murcho e lúgrube negro.

No banco agora há só um sorriso de canto.

Os amantes se vêem como amigos,
Os amigos ignoram os amantes.

Do que era inteiro ficaram as partes
E das partes só restaram os instantes.

Poe B.

Só as vezes tento poemas, mas penso e respiro eles a todos os instantes.

Um pouco sobre o estar e o não-ser

Já falei muito do “ser” por esses tempos, talvez tenha sido devido aos momentos de auto-análise e tentativas absurdas de se achar. Pobre Coelho, não adianta correr em círculos quando, muitas vezes, o problema não é em ser, mas sim em estar.

“Como assim, maluco? Isso é coisa do Chapeleiro!” pode pensar você que devora essas linhas absurdas! Não, não é. Existe um preceito do budismo que diz que nada é, tudo está. Isso quer dizer que as coisas são transitórias. Gelo vira água, que vira vapor, que vira chuva ; quando ela vai até o topo da montanha vira neve, que é gelo, um dia derrete e vira água, recomeçando o ciclo de mudanças. E isso é com tudo, com a vida, com as coisas, com os problemas e com nós mesmos.

Parece um conceito estranho para a maioria das pessoas, mas é fato. Nenhum estado é eterno, nada é constante e, por mais que nos agarremos ao status quo, tudo muda, mesmo que não percebamos. Você acha que o amor que você sentia é o mesmo que há 10 anos? Ele mudou, para melhor ou para pior, cresceu ou evanesceu, mas mudou. O mesmo vale para suas idéias, pensamentos e desejos – você mudou, eles se multiplicaram, dividiram-se, completaram-se ou apenas deixaram de ter a mesma intensidade (para mais ou para menos).

Aí , nessa eterna mutação das coisas você se observa, olha para trás e para frente, respira fundo e vê como é engraçado que você pode achar que não mudou nadinha, mas se o mundo a sua volta mudou tanto, se os amigos mudaram tanto, se sua família mudou tanto e se o que você sabe mudou tanto, porque então diabos você não há de ter mudado também? Se suas idéias se dobraram só um pouco, mesmo que seja ínfima a mudança, você não é o mesmo, deixou de estar de um jeito e foi para outro.

Não há como dizer que o universo é estático e muito menos que a vida é assim. A única coisa parada a nossa volta é a vontade de voltar no tempo, porque esse desejo não muda jamais – desde que o homem se deu conta do Eu. Tá, ele muda de intensidade - cai na minha própria armadilha de conceito! :)

Portanto, estar em um lugar pode parecer estranho, mas estou aprendendo a largar mão de alguns dogmas e, de agora em diante, o que é mais necessário é cultivar “essa cultura de estados”, modificar-se mais por dentro e por fora, assumir-se como ser dinâmico e expor isso a si mesmo (que é mais importante do que mostrar ao mundo).

Nessas idas e vindas que pretendo, se não encontrar um estado que me agrade, passarei a outro, mas não deixarei de ser algo completo, porque no fundo, o conjunto de mutações em nossa vida define o Eu. Largar um pouco da crença no sólido não significa que deixamos de ser nomináveis como indivíduos, mas não somos sólidos, somos fluidos – assim como prega Musashi no “Livro dos Cinco Anéis”: fluído como a água e livre como o vento.

O olhar para si é sublime

Uma constatação quase mágica se faz surgir quando passamos a apreciar o que nos é sagrado, quando aprendemos a gostar de passar o tempo com nós mesmos e quando esse mundo de complicações nos bate a porta. Não vou falar aqui de epifanias porque já tive delas às toneladas nos últimos meses – foi quase como uma preparação para a despedida do que eu tinha.

Raramente em nossa vida podemos nos encontrar sozinhos e apreciar esses momentos, constatar que é bom passarmos momentos de solidão auto-induzida para que possamos identificar direito os aspectos que nos definem como indivíduos. Palavra bonita essa, né? Todo mundo usa para identificar pessoas: “Aquele indíviduo ...” em tom pejorativo, “o indivíduo estava..” em página de notícia policial ou, ainda, “mas vieram dois indivíduos e me abordaram...” para descrever um assalto.

Somos cercados por essa palavrinha, mas não identificamos ela como indicador de uma qualidade inerente a nós mesmos: somos pessoas diferentes, com gostos pessoais e que se devem completar por si só. Não, isso não é uma ode ao solteirismo adquirido ou a sensação quando passamos por términos de relacionamentos longos. Quero dizer aqui que temos que nos identificar antes de tudo e nos respeitar (obrigado, Laís, por me lembrar disso), saber nossas limitações e gostos, saber quem somos antes de continuar seguindo em frente.

Para quem você se arruma todos os dias quando sai do banho? Para que passar toneladas de cremes faciais na cara para se conservar novo? Para que um corte de cabelo que você acha bonito, mesmo que todos os olhares digam o contrário? Para que escrever textos e textos sobre você mesmo?

Não, não é complexo de pavão, hipérboles do ego para sair por aí mostrando quão interessante você é, mas sim a auto-afirmação do ser. Temos que gostar de nós mesmos acima de tudo antes de seguirmos por aí gostando do mundo – ah, e como eu gosto do mundo, quero agora aprender a gostar assim de mim mesmo!

Confesso que nos últimos tempos a minha misantropia chegou à beira da loucura, mas também confesso que o meu lado cosmopolita nunca vai morrer. A cabeça se reduz, seduzida pelas amarguras que a gente guarda quando as mudanças vem rápidas, mas o coração vai se contraindo como uma estrela anã que há de virar supernova - e sai da frente quando isso acontecer!

E quem não passou por isso? Se você, que lê esse texto, balançou a cabeça em negação, prepare-se, pois um dia ela baterá a sua porta. Quando as coisas dão errado e temos que mudar os rumos que achávamos certos, corretos e dogmáticos, as coisas se tornam sempre complicadas.

Nessas complicações atropelamos pessoas e sentimentos, mesmo que sejam só os nossos, mas faz parte, porque quando tudo se resolve e você é uma pessoa completa as coisas sempre ficam mais fáceis (inclusive os pedidos de desculpas).

A minha constatação mágica é exatamente a de gostar de tomar um banho e fazer a barba com calma, olhar para as imperfeições da face e sentir uma vergoinha dos cuidados que você deixou de dar a ela; é passar um perfume antes de ir pra cama e planejar que roupa irá no dia seguinte, gastando boa parte do seu tempo produtivo sendo produtivo para si mesmo.

Como é bom ler um livro, acender um cigarro sentado em seu sofá, ler algumas páginas e parar para pensar sobre o que está escrito nele. Como é bom criar personagens e amarrar suas histórias, mesmo que elas não se concretizem em contos ou poemas. Como é bom fazer o mesmo com um filme, sentado tomando um chá ou uma cerveja, pensando sobre o que tem lá que te prende tanto – seja filme “de arte”, cult ou mesmo um blockbuster pipoca.

O importante é se achar nessa confusão toda, no meio de twitters, blogs, fotologs e flickrs. Na nossa vida corrida já temos tanto para se pensar e tão pouco tempo para realizar que ficamos misturados a todos esses outros eus que estão por aí.

No final, somos o que somos, gostem ou odeiem, mas o importante é que nós mesmos saibamos a medida certa que devemos nos odiar e, principalmente, amar.

P.S.: A imagem é de Caravaggio, sobre Narciso.