29.8.07

O Estadão e a polêmica dos blogs Tabajara®

Hoje estava navegando pela Internet e na capa do Estadão acabei vendo que ele irá fazer uma discussão sobre as campanhas da Talent que criticavam de forma divertida o “lado negro dos blogs”. Não tinha pensado nela como uma campanha agressiva e nem como uma intenção perniciosa, apenas foi uma sacada inteligente pra mostrar que existem pessoas que manipulam informação na Internet.

Fiquei mais assustado ainda ao fuçar por aí e ver a repercussão nos blogs do mainstream – essa galera que usa o blog como forma de ganhar dinheiro com suas opiniões ficou bem revoltada.

Não achei a campanha do Estadão nem um pouco ofensiva, ela usava sim de imagens que desmerecem a cena virtual, mas que não são de longe erradas. Vocês acham mesmo que todos os blogs falam a verdade? Acreditam piamente que a opinião da maioria das pessoas que escreve na Internet é baseada em fatos? Então, meus queridos, se vocês fazem parte dessa maioria de crédulos, vou acabar com a visão otimista de mundo de vocês:

A maioria dos fatos não é verdade e muitos dos bloggers não se responsabilizam pela informação divulgada (alguns nem mesmo a produzem de fato).

Algumas empresas pagam para pessoas terem suas opiniões sobre seus produtos, mas na maioria das vezes criam personagens como se fossem pessoas de verdade. Conhecem o Pimentel, da Nextel? Então, ele é um ator, contratado para interpretar um personagem. Ele já fez trabalhos para o Revistinha e também para o Qual É Bicho? (além de outros programas) da TV Cultura. Acabei com mais um webmito, desculpem-me por favor.

Em outros casos o que temos é a publicação de hoax (nome dado aos boatos enviados por e-mail através de spam), pois o blogueiro não se preocupa se a informação é factual, apenas lê o texto, fica inconformado e repete a informação errada.

Um exemplo de hoax repetido por aí é a da tal lei de gratuidade em estacionamentos de shoppings e hipermercados em São Paulo (veja esse exemplo onde o blogueiro é corrigido em um comentário e assume). Não existe lei alguma e dá um certo trabalho conferir isso, afinal, você precisa ir até a lista de leis da cidade (verifique a data e se é apenas um Projeto de Lei), verificar sites de direito, procurar na Internet em bancos de dados de órgãos oficiais e tirar conclusões através da leitura de informação correspondente em sites confiáveis (suspeite de links muito extensos e vá sempre na capa do serviço pra saber se é o oficial ou alguma página falsa). Infelizmente não há milagre. Outros boatos divulgados por blogs por aí podem ser enumerados, mas a maioria tem origem no “copia e cola” feito pela galera.

Por que isso acontece? Porque a maioria das pessoas não quer gastar o tempo conferindo informação, então a gente tem um monte de pretensos jornalistas de final de semana soltando informação pra apenas falar qualquer coisa (e eu não disse que todos as pessoas que postam em blogs o são, por favor, nada de bancar o radical pro meu lado).

Não querendo puxar a sardinha para o meu lado, mas o que eu faço aqui no meu blog é desabafar sobre vários temas, mas nunca, sobre hipótese alguma, divulguei informações sem procurar fontes confiáveis e divulgá-las para que as pessoas pudessem tirar suas próprias conclusões. Afinal, minha opinião não é a verdade absoluta e todo mundo tem direito de ter idéias distintas sobre um mesmo assunto.

E é isso, não entendo a revolta dos ditos blogueiros quanto a campanha do Estadão, principalmente porque a maioria da humanidade faz besteira em todas as esferas e não é na tão aclamada blogsfera que isso deixaria de acontecer. Assumamos os problemas desse meio, que é democrático demais e nem consegue chegar próximo a anarquia, afinal, anarquia só acontece com nível de esclarecimento médio da massa, realidade bem distante dentro da world wide web.

Para acabar com outras das suas ilusões, vou contar aqui também que Papai Noel não existe (Pai Natal, para nossos irmãos portugueses) e que o homem provavelmente pisou na Lua, mas que eu não engulo o sumiço dos filmes da Nasa, ah, isso eu não engulo (mas talvez a Mônica Lewisky tenha engolido mesmo).

5 comentários:

Anónimo disse...

Não é só blogueiro e o fato de não checar fontes, isso já nem deveria ser considerado "fonte segura". Manipulação de informação a gente encontra em todos os meios de comunicação, é só ler - analisando - a mesma notícia em dois jornais, por exemplo, que veremos a opinião clara de cada um deles.
As notícias da internet, inclusive dos grandes portais, publicam notícias sem pesquisar fontes e se assegurarem da informação, por correria até. E isso porque tudo tem que ser rápido... Internet é sinônimo de quase informação "tempo real", o que é bom e ruim.

Anónimo disse...

A Mônica Lewisky não engoliu. Ficou tudo no vestido.

O sumiço do filme em alta da NASA dói. É possível ser uma farsa o pisão do homem na lua!? É. Mas o suicídio do Hitler e a morte do Elvis também são possíveis de ser mentiras...

Fê, você esqueceu de citar a Wikipédia no seu texto.
Onde muitas empresas e políticos tem dado pitacos sobre suas opiniões acerca de vários assuntos.

A campanha do Estadão é sensacional. E talvez isso incomode a galera do copie-e-cole ou os donos absolutos do direito a falar o que quiser. (Direito que ninguém tem. você pode até falar, mas tem de ao menos provar, justificar, ou responder legalmente por eventuais danos).

E chegou cliente aqui e preciso atender.
bjos!
haha

Anónimo disse...

Falou tudo, filho!
Bjs

Unknown disse...

Isso acontece inclusive com seu Blog, ou você é superior aos outros? Você trabalha na agência que criou a campanha do Estadão. Parece! Afinal, quem vai com tanta veemência contra os Blogs sendo um blogueiro.

Sobre o Pimentel, só para quem é muito ingênuo para achar que era um Blog de verdade! A campanha simula, mas não tenta passar que é de fato. Se não haveria anúncio na TV.

Sobre a tal lei, realmente ela ainda não está aprovada, mas existe de fato o projeto de lei como você poderá verificar no próprio Blog que você citou.

Sobre BLOG, você tem razão em parte. Existem de fato Blogs ruins e Blogs patrocinados por empresas. Mas também existem excelentes Blogs inclusive de jornalistas muito conceituados.

Não é bom generalizar. Afinal vamos acreditar que seu Blog é bom! Não é mesmo.

PS - Eu não tenho Blog algum, mas acredito muito na ferramenta e não acho que todos os Blogs são ruins. Tenho apenas discernimento para identificar o que é certo e errado e quando há dúvida e o assunto me interessa vou atrás de outras fontes.

PS 2 – para quem quiser checar o site da Prefeitura de SP sobre a lei da gratuidade do Estacionamento em Shoppings copie o link abaixo e cole no seu browser e poderá constatar a fonte:
http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt=27062007PL004542007CAMARA%20%20%20%20%20%20&secr=5&depto=0&descr_tipo=PROJETO%20DE%20LEI

PS 3 – A campanha do Estadão é boa. É tão boa que muitos estão discutindo. Acho isso positivo. Afinal como esse blogueiro disse existem muitos Blogs ruins. Mas têm os bons. Será que esse é bom e confiável!? Quem sabe....

Anónimo disse...

Então vc é o meu homônimo?
Que todos comentam?
Hum.. Bom saber..
aehuahe

Parabéns, cara!

(pelo texto tb)

Abraços!