10.4.10

Peso a dedos

Cansei um pouco de tantos sonhos não realizados. Tudo bem, o não realizado não é o que me cansou, porque se não o fiz é porque estava com preguiça ou sem vontade. Pois digo então: cansei dos sonhos. Mas como um sonhador faz isso? Só sonhá-los em excesso, vos respondo. Simples como é a falta de interesse perdida entre os amantes ou o amor amargo de travesseiro desenvolvido pelos casados.

Namorei demais meus sonhos e eles se tornaram chatos, tem chulé e deixam a tampa a privada levantada (ou abaixada, essa é uma discussão eterna que deveria ser estudo de tese de mestrado).

O que importa, de verdade, é que a barba dos meus sonhos me pinica, portanto, quero-os mais lisos – assim eles fogem de mim como sabonete molhado em chão de azulejo.

Então ocuparei meu tempo com menos sonhos. Terei então mais realizações? Talvez não, a vida agora precisa de novos ares, porque estou sem ar algum. Uma respiração profunda se faz entre essas linhas.

Ouço lá no fundo um:

- Teve um pesadelo, por isso acordou em prantos?

A resposta me assusta, porque na verdade não tive sonho algum.

Sim, pesadelos são sonhos, e notem como lembramos muito mais dos pesadelos sonhados do que dos sonhos bons repetidos.

É a mecânica do ruim, tudo o que ruim é ignorado, mas a sensações ruins ficam marcadas lá no fundo e aprendemos a guardá-las como uma força sem igual. Se você não lembra daquele porre horrível de conhaque barato, basta sentir o cheiro da bebida que o seu fígado faz o serviço por você – assim é com os sonhos, basta uma memória de leve que você se revira todo por dentro, contorcendo-se como minhoca no sol.

Portanto, evitarei os sonhos, os pesadelos e o conhaque ruim.

2 comentários:

Juca Lopes disse...

E ainda assim, nos fazemos surpresos com o nosso eterno retorno.

Por um instante você me fez lembrar de algo de um jeito estranho (e porque não dizer familiar?) que eu não me sabia mais capaz de lembrar.

Foi uma surpresa muito agradável descobrir que você escreve.
Obrigado.

ps.: É... é sempre o conhaque, não?

Nanny Malu disse...

Adorei o texto!mesmo!vou guarda-lo.seria muito pedir sua autorização para posta-lo?com os devidos créditos claro.Abraços,Ariane