20.5.05

Assisti a Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith ontem. Não aguentei, desculpem-me meus amigos, mas não pude resistir. Cinema do lado de casa, o Bristol, com som THX e sala com lugar ainda. Foi mais forte do que eu e o lado negro da Força acabou por me vencer.

Estou arrepiado até agora. O filme conseguiu me remeter de volta a infância, no melhor dos sentidos. Senti-me com 6 ou 7 anos novamente, vendo aquelas naves todas e uma história de fazer qualquer “fã da série” chorar – e não só os fãs de Star Wars, mas quem acompanhou os filmes da safra nova, pois a queda de Anakin Skywalker é sensacional. Tem muito para ser pensado nesse filme, muito do zen inserido na idéia da Força e no equilíbrio pregado pela história do George Lucas.

Sim, ele conseguiu. O filme é sensacional e todo mundo já sabe do final, então não vai ser crime eu comentar algumas coisas. Quando o Anakin finalmente “vira” o Lord Vader (no momento em que seu corpo é substituído por próteses mecânicas e ele se torna um simulacro do tinha sido – uma cópia mal feita, baseada em uma imagem distorcida, tanto por sua queda para o Lado Negro quanto por suas deformações físicas; talvez o caráter estético seja uma exteriorização do Ego distorcido e incompleto que Anakin incorpora) é de arrepiar a coluna e o filme é muito bem emendado. As cenas finais emendam com chave de ouro os três filmes e já lançam EXATAMENTE a história no ponto onde ela começa no Episódio IV – Uma nova esperança. Sensacional!

Vale falar que a Natalie Portman e o Ewan Mc Gregor roubam a cena do filme. Suas atuações, junto com a do ator que faz o Palpatine estão maravilhosas. Só continuo achando que o Hayden Christensen é realmente o Cigano Igor ou o Gianicchini do filme. Peloamordedeus, ele é MUITO ruim e inexpressivo. Antes achava ele ruim, agora eu acho ele pior. Só que nem ele e sua super atuação conseguiram estragar a festa.

Efeitos especiais perfeitos, narração da história sensacional e tudo o que o G. Lucas sabe fazer de melhor. Só que alguns personagens são muito superficiais no filme e, se você não assistiu o desenho animado Clone Wars que passou na Cartoon Network aqui no Brasil, vai ficar sem entender o que eles significam na mitologia de Star Wars. O Gen. Greavous, por exemplo, ficou tão inexpressivo no filme, com algumas “pontas”; não chega a nem ser o vilão que ele é se você acompanhou a série animada – então, preparem-se para comprar o DVD com os desenhos, caso você não tenha acesso aos episódios que passam no Cartoon. Até a minha Jedi predileta aparece no filme, mas ela só faz uma pontinha. Ai. Ai. Eu caso com ela, mesmo com aquelas tranças de carne pra lá de estranhas! Rs

Novamente, estou emocionado. Star Wars tem um significado especial demais para quem é da minha geração, consegue trazer os sonhos de infância de volta. Passaria horas aqui escrevendo sobre o significado dos filmes e da história criadas pelo G. Lucas, mas vou economizar isso e fazê-lo outra hora – ainda estou no calor do filme, vou acabar me enrolando com tanta informação que está na cabeça. Fazem pouco mais de 12 horas que assisti e ainda estou impressionado e eufórico. Sou fã da série? Sim, mas sou fã também do bom cinema de diversão.

Cito um amigo meu, o Marcelo, que disse:

“George Lucas conseguiu no cinema o que o Tolkien conseguiu com Senhor dos Anéis”.

Concordo totalmente com ele e isso seria um tópico para uma super discussão. Embasamento e argumentos para defender essa afirmação não faltam.

Alguns momentos memoráveis do filme:

1) Quando estão na nave o Mestre Windu, Yoda e Obi-Wan conversando sobre a possibilidade da professia ter sido interpretada de forma errada, sobre o escolhido: o Samuel Lee Jackson está dialogando com os outros personagens, quando o Yoda fala “interpretar a profecia errado nós podermos ter feito” e ele olha para o Yoda com uma cara de Jules em Pulp Fiction, mexendo a cabeça com cara de quem vai dar um tiro na cabeça do anão verde, emendando com um “nós podemos ter feito isso” foi de matar de rir. É muito engraçado. Ele faz uma cara completamente “não-Jedi”, parece um personagem dele em qualquer filme... lembrou-me até Jackie Brown!!!! rs Perfeito!!!

2) O Obi-Wan fazendo um HOME RUN com o Anakin! YEEAAAAAAAH! Assistam, vocês vão entender e rir horrores!!!! Eu, pelo menos, vibrei!!! HAHAHA

3) Os Chewie aparecendo e mostrando “o tamanho da sua pica na sociedade wookie”.

4) A construção da Estrela da Morte no final do filme.

5) Os cenários que remetem diretamente ao Uma nova esperança e ao Retorno de Jedi.

6) O loop da promonição do Anakin, perfeito paradoxo do avô, juntamente com a idéia toda da Profecia Jedi. Um assunto para ser discutido por horas, tanto quanto é a lógica de Matrix.

7) O Yoda pegando no sabre (ups!) mais uma vez;

8) O Doku tomando no cu (AHWHHAWHAW);

9) O Palpatine que é o personagem mais darque-dumal-piquenu em toda a história do cinema (ele só perde pro bicho-papão e pro lobo-mau – ah, e pro Morgot, mas esse é do Tolkien e os dois primeiros são das histórias pra criança NÃO DORMIR. Ele é duuuuumal meeeeeeeesmo.

10) O Palpatine, de novo, pegando 4 Jedis na porrada e mostrando porque ele é foda de verdade e porque o Vader mata o Obi-Wan (oh, vocês não sabiam? AWHHAWHAW) com uma porrada só no Uma nova esperança - o Lado Negro da Força é DUMAAAAAAAAAAAAAAUUUUU!!!

NERD PRIDE FOREVER!

Vamos juntos para a utopia nerd. Lá é fácil sermos felizes, é só ter muito Azimov, Star Wars e todos as temporadas das diversas séries de Star Trek. ;)

lol

4 comentários:

Anónimo disse...

Guri, juro pra ti q não gosto de Stars Wars, mas depois dessa descrição tão feliz e empolgada... Depois de se deliciar tanto com o filme, tenho q dizer q fiquei curiosa pra assistí-lo..rss
MILAGRE!!! huahuauha

Beijos
=******

Anónimo disse...

Viva "Star Wars" então \\o

beijos
:***

lulitozzi disse...

nem queria ver msm...

Anónimo disse...

Hohoho, eu vou ver Star Wars de graça na segunda feira ^_^. Mal posso esperar! Nerd Power é isso aê!